Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FUNÇÃO QUADRÁTICA: ANÁLISE DOS FENÔMENOS DE CONGRUÊNCIA E NÃO CONGRUÊNCIA EM ATIVIDADES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Graziele Santos Ferreira, Rogério Fernando Pires

Resumo


Este artigo tem o propósito de apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo que teve por objetivo analisar a manipulação e a coordenação das representações de função quadrática explicitadas por um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos, que foi dividida em sete grupos, de uma escola da rede pública localizada no sudoeste baiano. No decorrer do estudo, os investigados realizaram duas atividades envolvendo as noções de função quadrática que foram elaboradas e as respectivas respostas analisadas à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram facilidade em lidar com as situações que envolviam o fenômeno de congruência, porém quando tiveram que tratar com a representação algébrica do objeto matemático, a dificuldade esteve presente, mesmo quando a conversão era congruente. Nas atividades cuja conversão era não congruente, porém envolveu uma situação familiar para eles as dificuldades foram menores. 

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.