Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

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UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Lucas Gabriel Silva Perseguin, Cristiane de Fatima Budek Dias, Guataçara dos Santos Junior

Resumo


A Estatística passou a fazer parte dos currículos educacionais a partir da década de 1970 e, desde então muitos estudos se concretizaram sobre seu ensino e aprendizagem. Um dos pontos da pesquisa em Educação Estatística está no processo de formação de professores. Desta forma, este artigo tem como objetivo avaliar o contexto mundial das pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de estatística na Educação Básica. Para tanto, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, a qual permite classificar e ordenar produções científicas de acordo com sua relevância para o campo de estudo. Para a busca das produções, foram consideradas as bases Science Direct, Scopus, Scielo e Web of Science. Observou-se que o estudo sobre o tema é algo recente no panorama global e em constante crescente, principalmente impulsionado pelas pesquisas realizadas no Brasil e Estados Unidos e pelas mudanças curriculares ocorridas no contexto mundial.


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