Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

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UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anne Desconsi Hasselmann Bettin, Valdir Pretto

Resumo


Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência realizada no Ensino Fundamental, que teve como objetivo desenvolver noções de Educação Financeira. Para tanto, foram realizadas atividades que envolveram o cálculo da folha de pagamento, orçamento e planejamento financeiro, visando à compreensão e gerenciamento de gastos familiares e pessoais. Com base nesse objetivo, foi possível discutir a inclusão da Educação Financeira como parte integrante da formação do estudante enquanto cidadão consciente de sua situação financeira familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos, sendo que a primeira atividade consistiu na elaboração de uma folha de pagamento. A seguir, com base na folha e nas despesas, buscou-se saber como e quanto é gasto desse dinheiro. Por fim, realizou-se a simulação de uma compra, para que os estudantes tivessem noção de como gastar o seu dinheiro, a fim de economizar e ajudar suas famílias. Os resultados obtidos demonstraram que, ao desenvolver noções de Educação Financeira por meio de atividades práticas, incentiva-se os estudantes a pensar criticamente, além de auxiliá-los na compreensão de conceitos matemáticos, tais como números inteiros, racionais e porcentagem, na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas, contribuindo para a sua aprendizagem.


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