Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL DE 2013 A 2019

Nilce Fátima Scheffer, Arthur Belford Powell

Resumo


Este estudo analisa pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de frações na Educação Básica brasileira relativas ao período de 2013 a 2019. Considerando que o conhecimento de frações é construído a partir da compreensão do número racional, esta investigação visa contribuir para a reflexão sobre o tema que fornece a base sobre a qual são construídas as operações elementares, a noção de inverso multiplicativo, a percentagem e outros conhecimentos matemáticos. A questão de investigação que serve de eixo norteador é: Que conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem de frações, as pesquisas representadas pelas dissertações, teses e artigos de periódicos brasileiros, têm oferecido nos últimos sete anos? O estudo se insere na perspectiva qualitativa, com coleta de dados baseada na análise documental, e a organização e análise se utilizam de categorias de conteúdo. Os resultados apontam que as pesquisas analisadas apresentam reflexões teóricas e práticas sobre processos cognitivos, bem como novas possibilidades para o ensino e aprendizagem de frações em sala de aula.

 

Palavras-chave: Pesquisa em Educação Matemática. Números racionais-frações. Ensino e aprendizagem de frações.

 


[1]Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro, SP. Professora de Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó SC, Brasil. E-mail: nilce.scheffer@uffs.edu.br.

[2]Doutor em Educação Matemática pela RUTGERS University-New Brunswick. Professor titular de Educação Matemática da RUTGERS University, Newark NJ, EUA. E-mail: powellab@newark.rutgers.edu.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.