Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA UMA ESTUDANTE CEGA

Mayra Darly da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

Resumo


Este artigo apresenta um estudo que buscou analisar conhecimentos mobilizados por uma professora que ensina matemática no 2º ano do Ensino Fundamental, em situações de planejamento e realização de aula, a partir da utilização de um material manipulável para o ensino de sólidos geométricos para uma estudante cega. Com base em Ball, Thames e Phelps (2008), que discutem conhecimentos específicos de Matemática (comum; especializado; e horizonte curricular) e conhecimentos pedagógicos (conteúdo e ensino; conteúdo e estudante; e conteúdo e currículo), analisamos o planejamento e a aula da professora. No planejamento, ela propôs atividades recomendadas apenas para anos posteriores de escolarização, expressando assim fragilidades no Conhecimento do Conteúdo e do Currículo, e no Conhecimento Horizonte do Currículo. Sobre o tetraedro e o hexaedro durante a aula a professora mobilizou o Conhecimento Comum do Conteúdo, Conhecimento do Conteúdo e do Estudante, Conhecimento do Conteúdo e do Ensino e Conhecimento do Conteúdo e do Currículo. Contudo, sua abordagem sobre o octaedro, apresentou fragilidades em relação ao Conhecimento Comum do Conteúdo levando-a a disponibilizar informações incoerentes à estudante. Entendemos que a formação docente deve abarcar conhecimentos do conteúdo e pedagógicos do conteúdo, pois fragilidades nesses domínios podem comprometer processos de ensino e de aprendizagem.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.