Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO INDUSTRIAL (1942-1964)

Paulo Roberto Castor Maciel

Resumo


O objetivo do trabalho é caracterizar a disciplina de Matemática no ensino industrial. Utilizou-se a pesquisa histórica para realização balizada na história cultural (CHARTIER, 2002). As fontes de pesquisa utilizadas foram: a legislação do ensino industrial, anais de um congresso de ensino de matemática e seis trabalhos acadêmicos. Conclui-se que a matemática deveria estar relacionada com a oficina, mas, apesar disso, manteve características da Matemática do ensino secundário.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.