Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O INFINITO: COMPREENSÕES QUE PERPASSAM TEORIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM

Juscimar da Silva Araújo, Giovana Alves, José Milton Lopes Pinheiro, César Oswaldo Vásques Flores

Resumo


Este estudo visa explicitar o que se evidencia como invariante entre teorias que pensam e definem o infinito, e como este invariante se expõe em situações de ensino e de aprendizagem. Para tanto, realiza-se um estudo bibliográfico, retomando o infinito no âmbito de diferentes perspectivas, buscando convergências com as quais se possa expor o que é comum aos discursos nelas articulados. Compreende-se que, em meio às variações formais e epistemológicas, a intuição de infinitude se mostra como um ponto de interseção entre os discursos matemático, físico e filosófico. Evidencia-se que, se inserida a perspectiva do ensino e aprendizagem, o mesmo ponto se destaca, como proposta didática para constituição de um solo perceptivo e intuitivo com o qual se avança a articulação de conceitos mais abstratos de infinito e de conteúdos matemáticos aos quais o mesmo está inserido.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.