Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SUA GÊNESE NOS ANOS 1970 E SUAS DISCUSSÕES EM 2017 NO BRASIL

Renato Marcone, Raquel Milani

Resumo


O artigo apresenta um estudo teórico que teve como objetivo analisar as inspirações recentes da Educação Matemática Crítica (EMC), quando comparadas com os eventos que motivaram sua criação por Ole Skovsmose na década de 70. Como ponto de partida, a entrevista dada por Skovsmose à Revista Paranaense de Educação Matemática, em 2012, sobre a criação da EMC, é tomada como base para o presente estudo. A revista, em 2017, publica uma edição especial sobre EMC com dezesseis artigos científicos. Como procedimento metodológico, realizou-se uma meta-análise desses artigos. Percebeu-se que noções da EMC são amplamente utilizadas pelos autores desses artigos para compreender e refletir sobre a sala de aula de matemática, sendo que a maioria faz referência aos cenários para investigação e o paradigma do exercício. Essas duas noções são apresentadas, na língua portuguesa, por Ole Skovsmose, em uma publicação no BOLEMA em 2000. No referido texto, o educador matemático traz uma matriz de ambientes de aprendizagem, a qual é utilizada explicitamente em cinco dos 16 artigos analisados com duas intenções: produzir novos conhecimentos teóricos para discutir e evidenciar aspectos antes não apontados diretamente na matriz e analisar situações relacionadas às aulas de matemática. Os movimentos feministas e estudantis que motivaram as teorias críticas continuam refletidos nas pesquisas atuais. Percebe-se, ainda, uma ascensão da educação inclusiva e financeira dentro da EMC.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.