Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS

Eliana Cristina Carvalho Gabriel, Miriam Cardoso Utsumi

Resumo


Este estudo investigou a solução de problemas de estrutura aditiva de 3 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma lista de problemas e de uma entrevista sobre a solução. Os dados obtidos foram apresentados de acordo com as categorias: envolvimento na atividade, elaboração de estratégias próprias, construção e manipulação de representações múltiplas e compreensão conceitual. Tais categorias emergiram dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A análise dos protocolos não conseguiu evidências de que os estudantes tenham aprendido de maneira significativa o conceito de adição, uma vez que não conseguiram solucionar, de maneira satisfatória, a maioria dos problemas. Os resultados parecem indicar que devemos evoluir das práticas de transmissão de informações e utilização mecânica da memória, para práticas que privilegiem a construção dos conhecimentos, juntamente com o desenvolvimento de atitudes e habilidades para solucionar problemas, considerando os conhecimentos prévios e as experiências culturais de nossos estudantes.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.