Sumário
Expediente e Sumário
EXPEDIENTE E SUMÁRIO | |
Artigos Científicos
FRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL DE 2013 A 2019 | |
Nilce Fátima Scheffer, Arthur Belford Powell |
O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM PANORAMA DE PESQUISAS POR MEIO DE UMA METASSÍNTESE | |
Ohanna Peres Varela Garcia Lecrer, Vinícius Pazuch |
CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSOR EM AULAS DE MATEMÁTICA FUNDAMENTADAS NO USO DE TECNOLOGIAS | |
Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda |
PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE FORMAÇÃO, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE PRESENTES EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA | |
Carlos Ian Bezerra de Melo, José dos Santos Ferreira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Marcília Chagas Barreto |
REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PRÁTICA USANDO MATERIAL CONCRETO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Silvana Cocco Dalvi, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAL MANIPULÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE RADIANO | |
Larissa Pereira Menezes, Mônica Souto da Silva Dias |
UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA REDE ESTADUAL DO PARANÁ NOS ANOS DE 2015 A 2018 | |
Silvana Gogolla de Mattos, Evandro Alberto Zatti, Renata Oliveira Balbino, Luciane Ferreira Mocrosky, Marco Aurélio Kalinke |
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS | |
Eliana Cristina Carvalho Gabriel, Miriam Cardoso Utsumi |
UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS ENTENDIDOS COMO INSTITUIÇÕES DE SENTIDOS | |
Marisa Rosâni Abreu da Silveira |
UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Lucas Gabriel Silva Perseguin, Cristiane de Fatima Budek Dias, Guataçara dos Santos Junior |
IDENTIFICAÇÃO DE TEMÁTICAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO POR MEIO DE REDES SEMÂNTICAS | |
Verônica Cerqueira dos Santos, Marcos Grilo |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Maria Manuela Figuerêdo Silva, Ana Coêlho Vieira Selva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SUA GÊNESE NOS ANOS 1970 E SUAS DISCUSSÕES EM 2017 NO BRASIL | |
Renato Marcone, Raquel Milani |
O INFINITO: COMPREENSÕES QUE PERPASSAM TEORIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Juscimar da Silva Araújo, Giovana Alves, José Milton Lopes Pinheiro, César Oswaldo Vásques Flores |
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA UMA ESTUDANTE CEGA | |
Mayra Darly da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO INDUSTRIAL (1942-1964) | |
Paulo Roberto Castor Maciel |
PLANEJAR PARA QUÊ? PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM FORMAÇÃO INICIAL APRENDENDO SOBRE O PLANEJAMENTO | |
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro |
O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC | |
Andressa Trainotti, Marilaine de Fraga Sant’Ana |
CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COLABORATIVOS ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES NA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PARA A SALA DE AULA | |
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
SALA DE AULA INVERTIDA: CARACTERIZAÇÃO E REFLEXÕES DAS TRÊS ETAPAS DO MÉTODO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Silton José Dziadzio, Carlos Roberto Ferreira |
A SEÇÃO CANTINHO DO SÁBIO NA REVISTA O ECO: UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA | |
Silvio Luiz Martins Britto, Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
ESTIMATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO COM O BINGO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS | |
Charliel Lima Couto, Paula Moreira Baltar Bellemain |
Relatos de Experiência
A CYBERFORMAÇÃO COMO CONCEPÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO FOCADO NO USO DE VÍDEOS DO YOUTUBE | |
Marília Franceschinelli de Souza |
FUNÇÃO QUADRÁTICA: ANÁLISE DOS FENÔMENOS DE CONGRUÊNCIA E NÃO CONGRUÊNCIA EM ATIVIDADES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Graziele Santos Ferreira, Rogério Fernando Pires |
UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Anne Desconsi Hasselmann Bettin, Valdir Pretto |
A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:










Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.