Sumário
Expediente e Sumário
EXPEDIENTE E SUMÁRIO | |
Artigos Científicos
POTENCIALIDADES DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE MATRIZES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA | |
Michelle Andrade Klaiber, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
O USO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS NO ESTUDO DA TRIGONOMETRIA EM TRIÂNGULOS ESFÉRICOS RETÂNGULOS | |
Jussara Aparecida da Fonseca, José Carlos Pinto Leivas |
COMPRENSIÓN DEL INTERVALO DE CONFIANZA: UN ESTUDIO COMPARADO CON ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS Y PREUNIVERSITARIOS | |
Antonio Francisco Roldán López de Hierro, Carmen Batanero, Rocío Álvarez-Arroyo |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA(S): UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE AS MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES | |
Ivo da Silva Knopp, Victor Giraldo, Victor Hugo Quaglia de Araujo, Cleber Dias da Costa Neto |
DIMENSÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE QUESTÕES DO ENADE PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO | |
Sonia Maria Martins Corsi, Norma Suely Gomes Allevato |
ARTICULANDO SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO | |
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak |
EULER NÃO SABIA NADA DE MATEMÁTICA? | |
Valéria Ostete Jannis Luchetta, João Ricardo Viola dos Santos |
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Fabiana Chagas de Andrade, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira |
PESQUISA BASEADA EM DESIGN E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA | |
Elisângela Fouchy Schons, Eleni Bisognin |
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: EXPLORANDO O TEOREMA DO VALOR INTERMEDIÁRIO | |
Lucas Carato Mazzi, Amanda Queiroz Moura |
CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: TRATAMENTOS FIGURAIS MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Dienifer da Luz Ferner, Maria Arlita da Silveira Soares, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
A TECNOLOGIA DIGITAL EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS RECURSOS SEMIÓTICOS | |
Tania Camila Kochmanscky Goulart, Lourdes Maria Werle de Almeida |
DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA | |
Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo da Conceição Esquicalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): FORMAÇÃO INICIAL E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNESPAR | |
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Amauri Jersi Ceolim |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO POR UM LICENCIANDO | |
Amanda Caroline Fagundes Campos, Marilaine de Fraga Sant'Ana |
MATEMÁTICA NA ENGENHARIA: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP DE 2010 A 2020 | |
Eloiza Gomes, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima |
A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS | |
Antoneli da Silva Ramos, Paulo Cesar Gomes |
CLASSIFICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS SUBÁREAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (1990-2018) | |
Iran Abreu Mendes, Lucas Silva Pires |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESPAÇOS VIRTUAIS: ESTUDANDO A REGRA DE L’HOSPITAL NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I | |
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE PROBLEMA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Raquel Gomes de Oliveira, Erika Aparecida Navarro Rodrigues |
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Nayara Katherine Duarte Pinto, Keli Cristina Conti |
BASE DE CONHECIMENTOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS | |
Odiméia Teixeira, Mary Ângela Teixeira Brandalise |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CÁLCULO 1 SOBRE A AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM AS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES | |
Wescley Well Vicente Bezerra, Cleyton Hércules Gontijo |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE INFINITO IDENTIFICADOS EM ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA | |
Fernanda Kelly da Silva Siqueira, João Henrique Lorin |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ESFERA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL: DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO CURRICULAR | |
Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira |
UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO PDE-PR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE MATEMÁTICA | |
Priscila Gleden Novaes da Silva, Clodis Boscarioli, Rodolfo Eduardo Vertuan |
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIANTURA EM MATEMÁTICA | |
José Roberto Costa Júnior, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro |
QUALIDADES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | |
Michela Caroline Macêdo, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Rafael Nicolau Carvalho |
PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS | |
Luis Felipe Tatsch Schmidt, Carmen Vieira Mathias |
ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO | |
Adriana Helena Borssoi, Rodrigo Tavares da Silva |
NARRATIVAS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Wagner Alvarenga Vieira Junior, Sandra Alves de Oliveira |
UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO | |
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan |
INVESTIGANDO O MODO QUE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA UTILIZAM O GEOPLANO DURANTE ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS | |
Marcel Muniz Vilaça |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCADOR MATEMÁTICO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Felipe da Costa Negrão |
SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM PARALELOGRAMOS E SUAS ÁREAS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Jailson Cavalcante de Araújo, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain |
AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença, Ana Lucia Pereira |
Relatos de Experiência
PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE ESTUDO E PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Viviane Fátima Ribeiro, Francieli Cristina Agostinetto Antunes |
A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:










Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.