Vol. 9, No 19 (2020)

O ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Sumário

Expediente e Sumário

EXPEDIENTE E SUMÁRIO PDF
 

Artigos Científicos

POTENCIALIDADES DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE MATRIZES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PDF
Michelle Andrade Klaiber, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
O USO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS NO ESTUDO DA TRIGONOMETRIA EM TRIÂNGULOS ESFÉRICOS RETÂNGULOS PDF
Jussara Aparecida da Fonseca, José Carlos Pinto Leivas
COMPRENSIÓN DEL INTERVALO DE CONFIANZA: UN ESTUDIO COMPARADO CON ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS Y PREUNIVERSITARIOS PDF
Antonio Francisco Roldán López de Hierro, Carmen Batanero, Rocío Álvarez-Arroyo
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA(S): UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE AS MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES PDF
Ivo da Silva Knopp, Victor Giraldo, Victor Hugo Quaglia de Araujo, Cleber Dias da Costa Neto
DIMENSÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE QUESTÕES DO ENADE PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PDF
Sonia Maria Martins Corsi, Norma Suely Gomes Allevato
ARTICULANDO SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO PDF
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak
EULER NÃO SABIA NADA DE MATEMÁTICA? PDF
Valéria Ostete Jannis Luchetta, João Ricardo Viola dos Santos
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Fabiana Chagas de Andrade, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira
PESQUISA BASEADA EM DESIGN E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PDF
Elisângela Fouchy Schons, Eleni Bisognin
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: EXPLORANDO O TEOREMA DO VALOR INTERMEDIÁRIO PDF
Lucas Carato Mazzi, Amanda Queiroz Moura
CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: TRATAMENTOS FIGURAIS MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Dienifer da Luz Ferner, Maria Arlita da Silveira Soares, Rita de Cássia Pistóia Mariani
A TECNOLOGIA DIGITAL EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS RECURSOS SEMIÓTICOS PDF
Tania Camila Kochmanscky Goulart, Lourdes Maria Werle de Almeida
DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA PDF
Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo da Conceição Esquicalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): FORMAÇÃO INICIAL E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNESPAR PDF
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Amauri Jersi Ceolim
MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO POR UM LICENCIANDO PDF
Amanda Caroline Fagundes Campos, Marilaine de Fraga Sant'Ana
MATEMÁTICA NA ENGENHARIA: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP DE 2010 A 2020 PDF
Eloiza Gomes, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima
A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS PDF
Antoneli da Silva Ramos, Paulo Cesar Gomes
CLASSIFICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS SUBÁREAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (1990-2018) PDF
Iran Abreu Mendes, Lucas Silva Pires
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESPAÇOS VIRTUAIS: ESTUDANDO A REGRA DE L’HOSPITAL NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I PDF
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE PROBLEMA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Raquel Gomes de Oliveira, Erika Aparecida Navarro Rodrigues
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Nayara Katherine Duarte Pinto, Keli Cristina Conti
BASE DE CONHECIMENTOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS PDF
Odiméia Teixeira, Mary Ângela Teixeira Brandalise
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CÁLCULO 1 SOBRE A AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM AS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES PDF
Wescley Well Vicente Bezerra, Cleyton Hércules Gontijo
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE INFINITO IDENTIFICADOS EM ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA PDF
Fernanda Kelly da Silva Siqueira, João Henrique Lorin
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ESFERA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL: DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO CURRICULAR PDF
Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira
UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO PDE-PR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE MATEMÁTICA PDF
Priscila Gleden Novaes da Silva, Clodis Boscarioli, Rodolfo Eduardo Vertuan
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIANTURA EM MATEMÁTICA PDF
José Roberto Costa Júnior, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
QUALIDADES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PDF
Michela Caroline Macêdo, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Rafael Nicolau Carvalho
PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS PDF
Luis Felipe Tatsch Schmidt, Carmen Vieira Mathias
ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO PDF
Adriana Helena Borssoi, Rodrigo Tavares da Silva
NARRATIVAS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Wagner Alvarenga Vieira Junior, Sandra Alves de Oliveira
UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO PDF
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan
INVESTIGANDO O MODO QUE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA UTILIZAM O GEOPLANO DURANTE ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS PDF
Marcel Muniz Vilaça
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCADOR MATEMÁTICO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Felipe da Costa Negrão
SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM PARALELOGRAMOS E SUAS ÁREAS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PDF
Jailson Cavalcante de Araújo, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain
AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença, Ana Lucia Pereira

Relatos de Experiência

PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE ESTUDO E PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Viviane Fátima Ribeiro, Francieli Cristina Agostinetto Antunes


A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.